Criar um Site Grátis Fantástico
Termos, objetos e paramentos litúrgicos

Locais da Igreja

- ALTAR: A mesa em que o padre celebra a Eucaristia. É o centro de toda a liturgia.

- AMBÃO: Estante onde é proclamada a Palavra de Deus.

CREDÊNCIA: A mesinha em que ficam depositadas os objetos sagrados durante a missa e demais cerimônias religiosas.

NAVE: Local da igreja onde ficam os fiéis

MESA DA PALAVRA: Estante, o púlpito em que o celebrante e os leitores proclamam a Palavra de Deus.

PRESBITÉRIO: Lugar da igreja em que fica o celebrante, os coroinhas e os ministros durante a missa, bem como a mesa da Palavra e o Altar. -

SACRÁRIO: Lugar em que se guardam as hóstias consagradas ou as relíquias dos santos. Deve estar num local de destaque na igreja e, perto dele, uma lâmpada acesa: sinal de presença de Cristo Eucarístico ali. Em alguns lugares é chamado tabernáculo.

SACRISTIA: Sala da igreja em que são guardados os objetos sagrados e onde normalmente o sacerdote e os coroinhas se preparam antes da celebração.

 Termos

 BASÍLICA - é uma igreja muito grande dedicada a uma certa devoção ou a um santo da Igreja. - CATEDRAL - é a igreja central de uma Diocese.

CAPELA - uma igreja menor, que fica em comunidades de uma Paróquia.

 COMUNGAR: Receber Jesus na eucaristia.

 GENUFLEXÃO: Ato de ajoelhar-se, dobrar o joelho diante de Deus.

 HÓSTIA: Pequeno pedaço de pão ázimo (sem fermento) consagrado na missa. É o verdadeiro corpo de Cristo. Antes da consagração é chamada partícula. O padre usa uma hóstia maior apenas para que os fiéis enxerguem de longe.

 IGREJA: Cada um de nós somos chamados por Cristo a sermos construtores do Reino de Deus dentro da Igreja que é a comunidade dos fiéis Filhos de Deus.

 MATRIZ - é a igreja sede de uma Paróquia.

 PRESBÍTERO: É o mesmo que padre ou sacerdote.

 SANTÍSSIMO SACRAMENTO: É a Hóstia Consagrada, o Corpo de Jesus.

 MINISTRO DA COMUNHÃO: Leigos que ajudam o sacerdote na distribuição da comunhão durante a santa missa ou os cultos. Também são responsáveis de levar a Comunhão para os doentes impossibilitados de irem à Missa.

 VINHO: É usado na missa para que se transforme no sangue de Cristo. É um vinho canônico, sem álcool. Antes da consagração mistura-se a ele uma pequena gota de água, sinal da humanidade de Jesus que estava unida à sua divindade. Paramentos litúrgicos

 AMITO: Há padres que usam também o amito. É um pano branco que envolve o pescoço do celebrante. Veste-se antes da túnica ou da alva

 BÁCULO: Cajado do bispo que simboliza seu serviço como pastor de povo de Deus.

 CASULA: Veste sacerdotal usada algumas vezes sobre a túnica durante as celebrações das missas de domingo ou em solenidades e festas; uma espécie de capa que varia de cor, dependendo do tempo litúrgico. É usada sobre a túnica e a estola.

CÍNGULO: Cinto ou cordão que é amarrado na cintura sobre a túnica. É usado para facilitar o deslocamento do ministro ou acólito quando está usando a túnica.

 ESTOLA: Veste litúrgica usada pelo padre ou pelo diácono sobre os ombros, por cima da túnica, representando o poder e a dignidade que devem estar a serviço. O sacerdote a usa pendente no peito, o diácono a coloca de forma transversal. A cor muda com o tempo litúrgico

 MITRA: Espécie de “chapéu” pontiagudo que os bispos colocam sobre a cabeça durante as celebrações solenes. Representa a dignidade episcopal da qual eles estão revestidos como sucessores dos apóstolos. - OPA: Roupa usada pelos ministros extraordinários da comunhão

 TÚNICA: Veste longa usada pelo celebrante ou pelos coroinhas durante a santa missa. É chamada também alva.

 VÉU UMERAL: Manto retangular e comprido que o padre ou bispo coloca sobre os ombros para segurar os ostensórios durante as bênçãos com o Santíssimo ou mesmo durante as procissões com o corpo de Deus.

 Objetos Litúrgicos

 ÂMBULA: É uma espécie de cálice com tampa. Destina-se a colocar as hóstias consagradas que serão distribuídas ao povo. É também usada para guardar as hóstias consagradas que sobrarem, as quais serão depositadas no sacrário.

 ASPERSÓRIO: Pequeno bastão de metal com o qual se asperge água benta sobre o povo de Deus.

 CALDEIRA DE ÁGUA BENTA: Recipiente usado para colocar a água benta com a qual se abençoará (aspergirá) os fiéis.

 CÁLICE: Foi usado por Jesus na última ceia. É um dos objetos mais sagrados da Igreja, porque se destina a receber o sangue de Cristo após a consagração. É a taça onde se coloca o vinho que vai ser consagrado.

 CASTIÇAL: Objeto usado para colocar as velas durante a santa missa.

 CÍRIO PASCAL: Vela grande, benta e acesa no sábado de Páscoa. Representa Jesus ressuscitado.

 CONOPEU: É um véu que cobre o cálice, e combina com a cor litúrgica do dia.

 CORPORAL: Pano quadrangular de linho engomado com uma cruz no centro que será estendido sobre o altar; sobre ele é colocado o cálice, a patena e a âmbula para a consagração.

 CRUCIFIXO: Fica sobre o altar ou acima dele, lembra a Ceia do Senhor. Na Ceia, Jesus deu aos discípulos o “Sangue da Aliança, que ia ser derramado por muitos, para o perdão dos pecados”.

 GALHETAS: Vasilhas em que são colocados a água e o vinho usado durante a Missa.

 INCENSO: Resina aromática extraída de diferentes árvores. É queimado em determinadas celebrações: missas solenes, adorações ao Santíssimo Sacramento. Simboliza proteção, purificação, desejo de que nossa oração suba aos céus como sobe a fumaça.

 LECIONÁRIO: Livros que contém as leituras da missa. Lecionário ferial: contém as leituras da semana; Lecionário dominical: contém as leituras do domingo.

 MANUSTÉRGIO: Toalha usada pelo celebrante ou pelos ministros da eucaristia para purificar as mãos antes, durante e depois do ato litúrgico.

 MISSAL: Livro com as orações feitas pelo padre durante a missa. É um livro grosso que contém o ritual da missa, menos as leituras.

 NAVETA: Vasilha com formato de um pequeno barco usada para guardar o incenso que será colocado no turíbulo.

 OSTENSÓRIO: Objeto onde se coloca hóstia consagrada para adoração solene dos fiéis, para procissões ou bênçãos com o Santíssimo Sacramento. Também recebe o nome de custódia.

 PALA: Papelão revestido de pano, usado para cobrir o cálice. - PATENA: “Pratinho” dourado que fica sobre o cálice. Sobre a patena será colocada a hóstia maior, o Corpo de Jesus.

 SANGUÍNEO (SANGUINHO): Pano de linho usado para purificar o cálice e o cibório (âmbula) após a comunhão. Deve ser colocado sobre o cálice antes da Missa. É um pequeno pano utilizado para o celebrante enxugar a boca, os dedos e o interior do cálice, após a consagração.

 SINETA: Pequeno sino usado pelo coroinha na missa durante a consagração. Deve estar ao lado do altar ou próximo a ele.

 TECA: Pequeno objeto de metal, geralmente redondo, usado para levar comunhão aos doentes.

 TURÍBULO: Recipiente em que se queima o incenso sobre brasas em cerimônias solenes. Vaso de metal usado para queimar o incenso.